![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyrU5v4RL-t9OoJr8txNwF07UENf0SuYcGg32K3vqu3Uyhe-dyivJbwPP8jY0oKD94zjSKxymziY9D-48pujLHwwYSOiTaxKz63Crui82maqTXg9Q4Mnp_RKu2RRlkmjRudlKHnil0Fq3D/s320/peixe-600x318.jpg)
Peixe-onça (Stenolicnus Ix)
O Stenolicnus Ix é a espécie de peixe mais recente descoberta no Brasil. Ele foi encontrado no igarapé Curuá, no estado do Pará, por pesquisadores do Projeto Calha Norte. Seu corpo é amarelado e apresenta manchas redondinhas, daí veio a inspiração para o nome “Ix”, que era como os Maias chamavam a onça pintada. Até agora, acredita-se que o Stenolicnus Ix tenha preferência por nadar em ambientes arenosos. Mas, medindo apenas dois centímetros, é difícil observá-lo: “É uma espécie difícil de encontrar por ser bem pequeno e quase transparente. Até agora, só conseguimos coletar um indivíduo” explica Wolmar Wosiacki, responsável pelo projeto.
O Stenolicnus Ix é da família dos bagres, e foi encontrado quase no fim de uma das sete expedições do Museu Emílio Goeldi em parceria com a Universidade Federal do Pará, o grupo ambientalista Conservação Internacional (CI) na Estação Ecológica Grão Pará e o governo do Estado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVYdu0luJjdzfavAp1HbRbIGllou2LkR9wHyHJO16CbJVsWKyM4oSnkyeMJ9Gh7iM0So8jfQlgq7xWIwExdtnmaxHYrBaoZfOr6yruA9Z7hOv4wTz-Glqk_zHRuy3s8yPgjKMjXPNLqVjj/s1600/fish_collection_amazon.jpg)
Ele foi literalmente peneirado no igarapé Curuá, um afluente da margem esquerda do rio Amazonas. A região faz parte da reserva ambiental considerada a maior área contígua do mundo totalmente protegida, com seus 4 milhões de hectares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário